03 maio 2024
analise-geografica

22% das empresas de Viseu encontram-se em risco de incumprimento

De acordo com os dados do Insight View, estas empresas contabilizam apenas 5% do total do volume de negócios do distrito.

Índice del artículo

O distrito de Viseu é composto por 24 concelhos, representando cerca de 3% do total de empresas portuguesas que prestaram contas. A distribuição das empresas entre esses concelhos é diversificada: Viseu lidera com 32% do total de empresas, seguido por Tondela (7%), Lamego (6%), Cinfães (5%), Mangualde (5%) e São Pedro do Sul (4%). Os restantes concelhos respondem pelos restantes 41% das empresas. As exportações de Viseu contribuem com 31% do volume total de negócios.  

 

 

No ano de 2023, o distrito de Viseu registou uma queda de 15% nas dissoluções de empresas em comparação com o ano anterior. No entanto, os processos de insolvência aumentaram 19%, enquanto 1030 novas empresas foram criadas, representando um aumento de 23% no mesmo período.

A distribuição por tamanho de empresa revela uma grande dispersão, sendo que 87% das empresas são microempresas, mas apenas responsáveis por 14% do volume total de negócios. As pequenas empresas representam cerca de 12% do total de empresas (29% da faturação), enquanto as empresas médias correspondem a aproximadamente 1% do total (com 22% da faturação). Apesar da escassez de empresas grandes, estas contribuem com 34% do volume total de negócios.

A diversidade também é evidente nos setores de atividade: 37% das empresas em Viseu atuam na área de serviços, mas contribuem apenas com 7% do volume total de negócios do distrito. Os setores mais proeminentes incluem a indústria, que representa 8% do total de empresas, mas lidera em termos de volume de negócios, com 46% do total. Os setores classificados como "Outros" (29%) contribuem com 27% do volume de negócios, destacando a importância de setores menos tradicionais na economia de Viseu. 

As empresas criadas nos últimos cinco anos representam 31% do total, mas geram apenas 6% do volume total de negócios. Aquelas fundadas entre seis e dez anos atrás representam 18% do total de empresas, contribuindo com 16% do volume de negócios. Empresas com 11 a 15 anos representam 14% do total, com 8% do volume de negócios. Já as empresas com 16 a 25 anos representam 21% do total, gerando 21% do volume de negócios, enquanto as empresas com mais de 25 anos representam 16% do total, mas contribuem com cerca de metade do volume de negócios

Más opciones:

Notícias destacadas