19 dezembro 2023
estudos

Portugal com 1.203 empresas gazela

As principais atividades destas empresas são: construção e imobiliário com 25%; hotelaria e restauração com 17% e indústria com 15%.

As empresas gazela concentram-se em Lisboa (28%) e Porto (20%), seguido de Braga e Faro (7%).

Índice del artículo

De acordo com a informação empresarial do Insight View, Portugal tem 1.203 empresas gazelas. Isto é 40% das empresas de elevado crescimento económico. As empresas gazela são empresas que, apesar de terem menos de cinco anos, conseguiram gerar dez ou mais empregos e apresentam crescimento médio nos últimos três anos acima de 20%, em emprego ou em volume de negócios. Estas empresas apesar de representarem uma pequena percentagem do universo empresarial, constituem um indicador de dinâmica económica. São um segmento criador de emprego, riqueza, inovação e desenvolvimento nas áreas em que se inserem.

O estudo das empresas gazelas permite-nos detetar clusters onde se concentram empresas jovens e de rápido crescimento. Segundo dados do Insight View, as atividades ligadas à construção e promoção imobiliária (25%), hotelaria e restauração (17,5%) e indústria (14,9%) concentram cerca de 60% das empresas gazela

 

A atividade das empresas gazelas está dispersa em 253 atividades distintas da CAE. Os setores mais representados são a construção de edifícios e restaurantes tipo tradicional que representam 15% e 11% das gazelas, respetivamente. Seguem-se em importância os serviços relacionados com a agricultura (3%), as atividades de consultoria em informática (3%) e as atividades de limpeza geral em edifícios (2,4%). 

 

Por área geográfica, o distrito de Lisboa que conta 351 das empesas gazela (28% do total) e o do Porto, com 252 (20% do total), lideram o ranking, seguidos pelos distritos de Braga e de Faro contam com 7% cada.

 

O rápido crescimento destas empresas nem sempre é sinónimo de saúde financeira. Segundo a análise da Iberinform, 25% das empresas gazelas apresentam risco elevado de incumprimento, 39% apresentam risco médio e 36% risco baixo. A maioria das empresas gazelas foi criada com a forma jurídica de sociedade limitada (95%), o que exige uma contribuição de capital inicial menor. Apenas 0,2% atingiram o porte de uma grande empresa, embora 59% mantenham o porte de uma pequena empresa e 37% são médias empresas. As empresas gazela no seu todo empregam perto de 40 mil empregados. No último exercício de 2022, obtiveram um volume de negócios agregado de 2.546 milhões de euros, mais 41% do que no ano anterior. Estas empresas apresentaram uma autonomia financeira de 8,25%.

Más opciones:

Notícias destacadas