Como é efetuada uma análise de risco?
Em geral, a análise de risco segue uma série de passos tais como os seguintes:
- Identificar os riscos
Identificar os tipos de riscos que podem afetar o negócio e a forma como se relacionam uns com os outros.
- Avaliar e classificar os riscos
Analisar cada risco, avaliando-os e classificando-os por ordem de importância.
- Estabelecer ações de prevenção e protecção
Estabelecer um plano detalhado para prevenir e proteger contra riscos, incluindo ações específicas a serem tomadas em cada caso.
- Monitorizar os resultados
Analisar a evolução dos riscos e as ações tomadas para ver se são necessárias mais medidas mitigadoras.
Quantos tipos de análise de risco existem?
Podemos distinguir os seguintes tipos de análise de risco:
Análises de risco quantitativas
Estas utilizam escalas numéricas para quantificar os riscos com base na sua probabilidade e impacto.
Análises de risco qualitativas
Avaliar os riscos em escalas não numéricas, por exemplo, alto, médio, baixo.
Análises de risco mistas
Utilizar uma mistura de análise quantitativa e qualitativa.
Como fazer uma análise de risco do cliente?
O objetivo final desta análise deve ser o de fazer um julgamento sobre a concessão ou não de crédito comercial aos clientes, bem como fixar o prazo de pagamento, tentando minimizar a possibilidade de não pagamento. Neste caso particular, as fases da análise são as seguintes:
- Conhecer bem os clientes
Isto requer instrumentos para segmentar objetivamente os níveis de risco dos clientes, a fim de poder analisar em maior profundidade aqueles que estão mais em risco.
- Informações atualizadas
As informações utilizadas para tomar decisões comerciais importantes, tais como a concessão ou não de crédito comercial a um cliente, devem ser verificadas.
- Integrar informação interna e externa
Quando o número de decisões a serem tomadas é elevado ou descentralizado, é importante automatizar o processo e cruzar a informação de fontes internas (base de dados de clientes) com fontes externas (fornecidas por empresas de informação).
- Rever regularmente a situação dos clientes
As revisões devem ser acordadas entre os departamentos comercial e financeiro da empresa, sendo aconselhável não deixar passar mais de 6 meses. Deve-se estabelecer o limite máximo de crédito e os métodos de pagamento a serem utilizados com cada cliente.
- Avaliar a possibilidade de confiar em ferramentas externas
Com o objetivo de melhorar esta análise e o processo de tomada de decisão, podem ser utilizadas ferramentas de analítica avançada como o Insight View, ou a opção de seguro de crédito, que permite que o risco de não pagamento seja transferido para um terceiro.