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Como é efetuada uma análise de risco?

 

Em geral, a análise de risco segue uma série de passos tais como os seguintes:
 

  1. Identificar os riscos
    Identificar os tipos de riscos que podem afetar o negócio e a forma como se relacionam uns com os outros.
     
  2. Avaliar e classificar os riscos
    Analisar cada risco, avaliando-os e classificando-os por ordem de importância.
     
  3. Estabelecer ações de prevenção e protecção
    Estabelecer um plano detalhado para prevenir e proteger contra riscos, incluindo ações específicas a serem tomadas em cada caso.
     
  4. Monitorizar os resultados
    Analisar a evolução dos riscos e as ações tomadas para ver se são necessárias mais medidas mitigadoras.
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Quantos tipos de análise de risco existem?

Podemos distinguir os seguintes tipos de análise de risco:

 

Análises de risco quantitativas

Estas utilizam escalas numéricas para quantificar os riscos com base na sua probabilidade e impacto.

 

Análises de risco qualitativas

Avaliar os riscos em escalas não numéricas, por exemplo, alto, médio, baixo.

 

Análises de risco mistas

Utilizar uma mistura de análise quantitativa e qualitativa.

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Como fazer uma análise de risco do cliente?

O objetivo final desta análise deve ser o de fazer um julgamento sobre a concessão ou não de crédito comercial aos clientes, bem como fixar o prazo de pagamento, tentando minimizar a possibilidade de não pagamento. Neste caso particular, as fases da análise são as seguintes:

  • Conhecer bem os clientes
    Isto requer instrumentos para segmentar objetivamente os níveis de risco dos clientes, a fim de poder analisar em maior profundidade aqueles que estão mais em risco.
     
  • Informações atualizadas
    As informações utilizadas para tomar decisões comerciais importantes, tais como a concessão ou não de crédito comercial a um cliente, devem ser verificadas.
     
  • Integrar informação interna e externa
    Quando o número de decisões a serem tomadas é elevado ou descentralizado, é importante automatizar o processo e cruzar a informação de fontes internas (base de dados de clientes) com fontes externas (fornecidas por empresas de informação).
  • Rever regularmente a situação dos clientes
    As revisões devem ser acordadas entre os departamentos comercial e financeiro da empresa, sendo aconselhável não deixar passar mais de 6 meses. Deve-se estabelecer o limite máximo de crédito e os métodos de pagamento a serem utilizados com cada cliente.
     
  • Avaliar a possibilidade de confiar em ferramentas externas
    Com o objetivo de melhorar esta análise e o processo de tomada de decisão, podem ser utilizadas ferramentas de analítica avançada como o Insight View, ou a opção de seguro de crédito, que permite que o risco de não pagamento seja transferido para um terceiro.