01

Em que consiste a analítica avançada de dados

 

A analítica avançada de dados é uma tecnologia, constituída por ferramentas e métodos, que transforma a informação à nossa volta em conhecimento utilizável.

 

O núcleo do seu funcionamento baseia-se em técnicas analíticas e métodos de ciência de dados tais como machine learning, inteligência artificial ou big data, entre outras técnicas de análise. Com este conjunto de ferramentas, a analítica avançada é utilizada para uma medição, análise e monitorização de dados reais e parâmetros relacionados com uma organização.

 

A analítica avançada faz uso da análise preditiva, pelo que não só somos capazes de descobrir, analisar e compreender o que já aconteceu, como também nos dá uma visão da mudança à medida que esta acontece. Isto alarga a visão do panorama empresarial, resultando em melhores processos e tomadas de decisão que aumentam o valor dos dados empresariais, com base em previsões e planos mais precisos.

02

As fases da analítica avançada

 

A analítica avançada de dados surge da realização de quatro tipos diferentes de análise que, quando reunidos, fornecem toda a informação necessária para compreender o que aconteceu, está a acontecer, vai acontecer e, sobretudo, como podemos agir neste conjunto de dados.

 

Para transformar essa informação em conhecimento empresarial, podemos quebrar o esqueleto da análise avançada em: análise descritiva, análise de diagnóstico, análise preditiva e análise prescritiva.

Análise descritiva
A análise descritiva é baseada no que já aconteceu. Utiliza dados históricos e analisa o que aconteceu e porquê. Fornece uma visão geral do que aconteceu até agora de uma forma simples e fácil de compreender.

 

Análise diagnóstica
Nesta fase, a análise avançada verifica os dados atuais em relação ao histórico. Esta recolha de dados históricos analisados é cruzada com outros dados para responder à questão da razão pela qual certos acontecimentos ocorreram. Com a análise de diagnóstico, a empresa pode obter informações detalhadas sobre eventos anómalos, sejam eles positivos ou negativos, e a razão pela qual esses eventos ocorreram.

Análise preditiva
Como o nome sugere, a análise preditiva é uma técnica que prevê o que é provável que aconteça. A análise preditiva baseia-se nos resultados da análise descritiva e de diagnóstico. É uma ferramenta muito valiosa na análise avançada, que também envolve a machine learning, uma vez que nos permite transformar a informação que já temos em previsões sobre tendências, previsões e previsões futuras.

 

Análise prescritiva
Uma vez que tenhamos o conhecimento do que aconteceu, do que está presente e do que irá acontecer no futuro, a análise prescritiva prescreve as ações a serem tomadas para aliviar ou eliminar um problema futuro ou para aproveitar ao máximo uma tendência que tem sido prevista.

03

Aplicações de analíticas avançadas

 

A analítica avançada de dados é uma ferramenta polivalente para qualquer negócio. Independentemente da dimensão da sua empresa ou do setor de mercado em que se concentra, a analítica avançada tem múltiplas aplicações dentro do seu negócio

  • Deteção e segmentação dos seus clientes: uma das aplicações mais valiosas a nível empresarial é identificar os padrões que caracterizam os seus clientes, para que possa conhecê-los mais exaustivamente e criar uma segmentação baseada em dados reais.
     
  • Propensões: a analítica avançada clarifica as variáveis que influenciam certos comportamentos e ações no mercado. Por exemplo, detetar clientes que têm mais probabilidades de cancelar alguns dos serviços que contrataram.
  • Identificação do comportamento: poderá dispor de dados sobre o comportamento atual e futuro do mercado. Com a utilização de mapas de calor será capaz de prever movimentos e comportamentos baseados em correlações e tendências.
     
  • Previsões: será capaz de determinar previsões que afetam diretamente as operações da sua empresa, por exemplo, a nível logístico. A analítica avançada permitir-lhe-á determinar as necessidades de stock com base em previsões de procura.
04

Porquê aplicar análises avançadas ao seu negócio?

 

A utilização correta de análises avançadas fornece às empresas uma verdadeira enciclopédia de conhecimentos orientados para os dados. O conhecimento permite às empresas repensar as suas ações atuais, procurar soluções e implementar novas estratégias que permitam o crescimento ou a sustentabilidade da organização.

05

Benefícios da analítica avançada

 

 

Antecipação
Uma das maiores vantagens da aplicação de análises avançadas é a possibilidade de antecipar tendências e padrões de comportamento futuros.

 

A gestão da informação permite às organizações agirem rapidamente em termos de tomada de decisões. Isto pode assegurar que são os primeiros a conhecer as tendências do mercado, a estar conscientes das mudanças no comportamento e preferências dos clientes e a identificar novas oportunidades a explorar.

 

Redução de riscos e custos
As previsões obtidas através de análises avançadas são mais precisas do que qualquer outra previsão. Isto leva a uma compreensão abrangente do negócio baseada no passado, presente e futuro, de modo que as organizações possam tomar decisões menos arriscadas. Por exemplo, com base na análise da informação, as empresas podem selecionar fornecedores de uma forma mais apropriada e viável.



Uma melhor gestão do risco resulta numa redução das perdas monetárias potenciais e numa otimização dos recursos financeiros e operacionais.

Aumento da eficiência
O acesso à previsão traduz-se na capacidade de mudança com base na análise de dados e com ela, uma adaptação das nossas estratégias atuais às tendências e propensões do mercado que se avizinham.

 

A deteção de falhas e possíveis melhorias aumenta sempre a eficiência empresarial. A análise avançada permite-nos considerar se o nosso retorno do investimento (ROI) é o ideal ou se devemos otimizar as operações que estamos a realizar e inovar para melhorar este indicador.

 

Melhorar a competitividade
Antecipação, redução de riscos e custos e ganhos de eficiência alcançados através da aplicação de análises avançadas de dados melhoram a competitividade empresarial.

 

Não vale a pena ter uma grande quantidade de dados se não soubermos como analisá-los e aplicá-los na nossa organização. Atualmente, a análise avançada tornou-se uma das ferramentas mais valiosas para qualquer empresa que pretenda adaptar-se às contínuas mudanças no mercado e ser capaz de continuar a competir de uma forma eficiente e sustentável.