Nesta nova era dominada pelas novas tecnologias em que o cliente está no centro de todas as estratégias, a transformação digital permite-nos ter o maior cuidado na relação com o cliente.

 

E para esta tarefa, nada melhor do que ter um software de gestão de clientes, um conceito que vai além do simples software: é toda uma tecnologia, hoje em dia quase essencial para qualquer empresa. Este sistema torna possível coordenar numa única ferramenta a gestão comercial, o marketing e o serviço ao cliente. Adicionalmente, fornece dados de clientes que permitem a criação de campanhas de marketing mais produtivas.

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Software CRM

O software CRM é a ferramenta que permite à sua empresa proporcionar uma experiência personalizada ao cliente, cultivar relações e conhecer novas oportunidades. Para o fazer, este software fornece-lhe uma imagem completa de todas as interacções do utilizador com a sua empresa e acompanha as vendas, identifica oportunidades de negócio e automatiza processos.

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Para que é utilizado um CRM no marketing?

 

Um software CRM recolhe informações sobre clientes e potenciais (nome, morada, e-mail, número de telefone...), mas também o histórico das interacções e compras dos clientes. Também reconhece tendências, métodos e história de interações e compras. Por exemplo:

 

  • Quantas vezes já visitou o website?
  • Já telefonou e com que finalidade?
  • Já enviou a marca por e-mail?
  • Já interagiu nas redes sociais com a marca?

O principal objectivo é ter toda a informação recolhida num único local, tornando assim mais fácil e claro tomar decisões, focalizar estratégias de marketing e comunicar com os clientes atuais e potenciais. Isto é tudo o que pode fazer pelo seu negócio:

 

  • Encontrar e identificar informações sobre o seu público - alvo.
  • Automatizar tarefas de rotina
  • Fornecer conhecimentos automáticos
  • Monitorizar eficazmente as chamadas, formulários enviados, mensagens...
  • Conhecer mais e melhor os seus clientes e potenciais clientes, a fim de personalizar as suas estratégias.
  • Fidelizar os seus clientes e transformá-los em embaixadores da sua marca, graças a conteúdos e ofertas personalizadas.
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Base de dados CRM

Porque é que a base de dados é tão importante num CRM? Uma base de dados atualizada diariamente e perfeitamente segmentada irá ajudá-lo a melhorar a eficácia e os resultados das suas campanhas de marketing. De igual importância é uma API, a ferramenta que lhe permite integrar as suas bases de dados no seu software CRM.

 

O software está ligado à mesma base de dados, pelo que todas as suas ações podem ser centralizadas num único sistema. Na Iberinform temos um serviço personalizado de bases de dados de empresas nacionais e internacionais que facilitam a segmentação do seu mercado potencial. Isto permitir-lhe-á aceder a segmentações mais fiáveis e adaptadas ao seu produto ou serviço.

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CRM B2B

Um CRM B2B ajuda as empresas B2B (Business-to-Business) a organizar e gerir as relações com os seus clientes e potenciais clientes. Permite que estas empresas tenham um conhecimento mais amplo do mercado e se aproximem das necessidades dos seus clientes. No sector B2B, as relações com os clientes podem ser muito mais complexas do que no B2C (Business-to-Consumer).

 

O CRM B2B refere-se ao sistema através do qual o software é utilizado para fomentar as relações com os clientes e compreender as suas necessidades nas fases do ciclo de vendas business-to-business.

 

Nestes casos, não se vende a uma pessoa individual, mas a uma empresa, pelo que o processo de venda é diferente. Este ciclo de vendas começa nas fases iniciais de conhecimento da marca, primeiros contatos, proposta, negociação e finalmente, se tudo correr bem, compra. O encerramento da venda pode ser seguido pela fase de serviço ao cliente e fidelização, para a qual também é essencial ter um bom CRM B2B.

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Como escolher um software CRM?

A escolha de um software CRM depende dos seus objetivos, dos seus potenciais clientes (B2B
ou B2C) e do seu orçamento. Aqui estão alguns pontos a considerar de forma a escolher o
melhor software de CRM para a sua empresa:

Objetivos - antes mesmo de procurar um software, deve ser claro sobre os seus objetivos comerciais, isto é, o que pretende alcançar com a implementação de um software de gestão de clientes na sua empresa, tanto a curto como a longo prazo. Também terá que ter em conta o modelo e a dimensão do seu negócio, os seus números de vendas e os seus clientes atuais.

 

Orçamento - se sabe o que pretende alcançar, agora precisa de saber qual o orçamento que lhe pode ser atribuído. É claro que pode sempre começar com um orçamento pequeno e acrescentar funcionalidades à medida que a sua estratégia de marketing avança.

Características - o software de gestão de clientes é personalizável. Pode facilmente adicionar ou remover características à medida que o seu negócio cresce ou as suas necessidades mudam. Desta forma, pode testar o que funciona e o que não funciona para encontrar o software certo para o seu modelo empresarial.

 

Atenção personalizada - ao decidir sobre um software, deve ter em conta a assistência profissional que ele nos oferece. Nesta ótica, a assistência será essencial para resolver problemas, levantar dúvidas e necessidades e otimizar ao máximo as possibilidades que o software nos oferece.