Um ERP ajuda a automatizar e a gerir os processos dos diferentes departamentos da empresa. Como sistema de informação completo e integrado, o ERP suporta aspetos de recursos humanos, cadeia de fornecimento, gestão financeira ou de fabrico. Isto permite, por exemplo, que a logística e as vendas tenham acesso à mesma informação e tomem melhores decisões relativamente aos dados, em tempo real.

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Como funciona um ERP?

 

A forma como um ERP funciona é simples. São concebidos com base numa única estrutura de dados, que é definida numa base de dados comum. O ERP controla verticalmente e transversalmente todos os processos empresariais estabelecidos na base de dados mãe.

 

Estas estruturas de dados estão interligadas com os processos empresariais que são impulsionados pelos fluxos de trabalho dos departamentos da empresa, permitindo a ligação entre os sistemas e as pessoas que os utilizam.

 

No final, é criada uma ligação horizontal de informação com base nos processos da empresa desde o início, no contacto com o cliente, até ao fim, no momento da entrega de encomendas. Ao mesmo tempo, é criada uma ligação vertical na qual são incluídas informações sobre o número de clientes, número de encomendas, nível de volume de negócios, etc.

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Para que serve o sistema ERP?

 

Ao integrar e unificar todos os processos que são normalmente utilizados em diferentes departamentos, o sistema ERP permite aos gestores e chefes de departamento obterem uma visão holística de toda a informação recorrente. De tal forma que possam extrair conhecimentos, otimizar as operações e otimizar cada tomada de decisão de uma forma informada. Tudo isto proporciona transparência dentro da organização.

 

Como existe uma grande variedade de sistemas ERP, as suas funcionalidades podem ser ligeiramente diferentes umas das outras, devido aos diferentes fornecedores deste sistema de gestão de informação.

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Qual é a diferença entre um ERP e um CRM?

 

ERP e CRM (Customer Relationship Management) não são a mesma coisa, mas são ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto na mesma empresa.

 

A primeira diferença é que um CRM está centrado numa estratégia para gerar mais vendas e aumentar as receitas, enquanto um ERP está centrado em fornecer uma visão global da informação empresarial interna para que possamos controlar os processos.

A segunda diferença é o foco de cada um:

 

  • O foco de um CRM é o cliente: a funcionalidade de um CRM é a gestão da informação dos nossos clientes. 
     
  • O foco de um ERP é a operação comercial: a sua funcionalidade baseia-se na melhoria das operações e fluxos comerciais, tais como controlo de inventário, cadeia de fornecimento, entre outros.

A terceira diferença são as métricas que obtemos:

 

  • Num CRM: funil de vendas, origem das vendas, atividades de vendas, valor vitalício de um cliente, custo de aquisição por cliente, tempo de ciclo de vendas, etc. 
     
  • Num ERP: dados contabilísticos, inventários, ordens de compra, contas a receber, etc.

Como explicámos, ambos os sistemas de informação não têm a mesma funcionalidade, mas podem coexistir na mesma empresa. Um CRM centra-se na gestão do cliente e no processo a partir do momento em que a relação com o cliente começa, continua ou fecha, pelo que será necessário se gerirmos muitos clientes. Um ERP é necessário para unificar toda a informação dos processos e estados de uma empresa, e é necessário para gerir eficientemente a nossa empresa. Com o Webservices da Iberinform será capaz de integrar o seu ERP e CRM de uma forma fácil e simples.

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Quais são os benefícios do software ERP?

 

 

  • Visão empresarial 360º: ao unir toda a informação da empresa em tempo real, é gerada uma perspetiva abrangente da situação empresarial.
     
  • Coordenação de equipas: o facto de todos os processos estarem integrados e unificados sob a mesma plataforma permite que todas as equipas da empresa se coordenem entre si.
     
  • Automatizar processos: o software ERP permite a automatização de processos como a gestão de encomendas ou o serviço ao cliente.
     
  • Melhoria da tomada de decisões: a integração unificada de dados de todos os departamentos organizacionais proporciona uma maior visão da informação em torno da empresa, o que leva a uma melhor tomada de decisões e a uma maior proatividade na geração de melhorias e na deteção de incidentes.
  • Redução de custos: ao ter uma visão completa da informação da empresa, e sendo assim capaz de tomar melhores decisões, os custos operacionais são reduzidos através da integração de processos empresariais otimizados.
     
  • Maior eficiência e eficácia: a unificação de dados no ERP permite aos funcionários de uma organização executar as suas tarefas diárias de uma forma mais eficiente, melhorando a experiência do utilizador e, assim, a sua eficiência e eficácia no trabalho.
     
  • Redução do risco financeiro: o software ERP é regido por normas regulamentares que permitem às empresas manterem-se a par das questões legais.