06 fevereiro 2025
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Volume de negócios nos fabricantes de produtos metálicos mantém evolução positiva

Com uma subida constante deste indicador nos últimos anos, verifica-se agora que as vendas das empresas deste setor aproximam-se, cada vez mais, dos 10 mil milhões de euros.

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De acordo com o Insight View, 47% das empresas de fabricação de produtos metálicos demonstram um nível baixo de risco de incumprimento. Este cenário positivo é apoiado por um crescimento consistente no volume de negócios, sendo que em 2023 foi de 5,5%, sendo que 30% deste total corresponde a exportações. 

 

 

A distribuição geográfica das empresas revela uma concentração significativa nos grandes centros urbanos, com Porto (18%), Aveiro (16%), Lisboa (12%), Leiria (12%) e Braga (12%) a liderarem o setor, estando o restante tecido empresarial dividido entre os demais distritos. Entre estas regiões, o risco de crédito é muito semelhante ao total nacional.

Quanto à antiguidade das empresas, vemos que 48%, quase metade, das empresas de produtos metálicos foram constituídas há mais de 15 anos, enquanto 24% têm menos de cinco anos. A antiguidade é um fator relevante no risco de crédito que, segundo os dados do Insight View, é notório que as empresas com menos de cinco anos possuem um nível de risco elevado, sendo o risco das empresas com mais de 15 anos classificado como médio, a aproximar-se do baixo.

Sobre a dimensão das empresas, o setor é composto principalmente por micro e pequenas empresas, totalizando aproximadamente 96% do mercado. As restantes dividem-se entre empresas médias (4%) e de grande dimensão, que têm uma presença quase nula. Apesar disso, as grandes empresas, embora em menor número, têm números de faturação bastante semelhantes aos registados nas pequenas e médias, que lideram a percentagem. As microempresas, que lideram em termos de número de empresas, são as que possuem menores percentagens de vendas totais, não chegando a mil milhões de euros. Todas as outras dimensões de empresas possuem, pelo menos, perto do triplo desta faturação.

É possível, ainda, observar que, embora tenha uma tendência decrescente ao longo dos últimos períodos económicos, o prazo médio de recebimentos aumentou para 90 dias, um valor muito semelhante ao de 2022 (88 dias). Quanto ao prazo médio de pagamentos, verifica-se que se manteve constante na evolução dos dois últimos anos (91 dias).

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